SISTEMA FIRJAN RECEBE CONGRESSO INTERNACIONAL DA INDÚSTRIA DE BASE FLORESTAL
A partir do tema principal “A competitividade do setor de base florestal no mercado internacional”, serão realizados os painéis “Ambiental e legal: visões estratégicas”, “Competitividade do setor de base florestal: aspectos estruturantes, ameaças, oportunidades e estratégias”, “Financiamentos e investimentos para o plantio e para a industrialização: oportunidades de negócios no Brasil”, “Cadeias tradicionais do setor florestal: status e perspectivas”, “O desenvolvimento da indústria de base florestal no Rio de Janeiro”, “Novos Negócios Florestais: florestas plantadas e o atendimento das futuras demandas da sociedade”. A abertura do congresso será feita pelo presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e pelo presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura do Rio de Janeiro, Sérgio Besserman.
No painel sobre o Rio de Janeiro, será apresentado o panorama econômico do estado; pesquisa encomendada pelo Sistema FIRJAN sobre o mercado de madeira e o potencial para a produção; os incentivos e as restrições ao negócio de base florestal. A moderação será do coordenador do grupo executivo de Agroindústria do Sistema FIRJAN, Antônio Salazar.
O evento, que tem apoio do Sistema FIRJAN, contará com a participação de professores, estudantes, pesquisadores, representantes de empresas, entidades de classe e autoridades governamentais de todos os níveis, interessados em discutir e propor medidas relativas ao desenvolvimento sustentável das atividades de florestas plantadas e industrialização da madeira nas diversas cadeias, com foco na busca de aumento de competitividade internacional. Terá também a participação de dirigentes das principais organizações nacionais e internacionais ligadas ao setor florestal. Mais informações sobre inscrições e valores podem ser obtidas através do site do evento www.congressomadeira.com.br.
A sede da FIRJAN fica na Av. Graça Aranha 1, Centro do Rio de Janeiro.
Fonte: Sistema FIRJAN