Notícias

BALANÇO ABTCP: COMPETITIVIDADE DO SETOR FOI FOCO DOS DEBATES

 
Promovido na semana passada, entre os dias 9 e 11 de outubro, o evento colocou em pauta questões de grande relevância para o futuro do setor de celulose e papel, entre estas, a capacitação dos Recursos Humanos e a necessidade de se investir na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos a partir da madeira e dos subprodutos originados nos processos industriais.
 
O evento, que contou com mais de 6 mil participantes, entre congressistas e visitantes da exposição, provenientes do Brasil e de outros países, teve mais de 140 trabalhos técnicos apresentados, além de mesas redondas e reuniões estratégicas. Temas relevantes e de interesse dos profissionais da indústria de celulose e papel foram abordados, tais como a biorrefinaria.
 
A exposição contou com mais de 160 expositores, distribuídos em uma área de aproximadamente 6,2 mil m². O ABTCP 2012 atendeu às expectativas das empresas participantes do evento que ressaltaram a qualidade do público visitante e a organização do evento. “Um bom número de visitantes passou pelo nosso estande e tudo transcorreu muito bem”, avalia Luiz Carlos Correa, gerente de marketing da CBTI e integrante da Comissão dos Expositores da ABTCP.
 
Uma visão positiva sobre o ABTCP 2012 também foi compartilhada pelo visitante André Mantovani, assistente de processo e produção sênior da International Paper. “Faço questão de visitar o evento anualmente, por considerá-lo o mais importante ponto de encontro entre os profissionais do setor. É um momento em que nos atualizamos, conhecemos novas tecnologias e também aproveitamos para rever amigos”.
 
No geral, o balanço, tanto do congresso quanto da exposição que marcaram os 45 anos da ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel – no setor foi satisfatório e promissor. “O sucesso do ABTCP 2012 refletiu-se em todos os eventos promovidos este ano e nas reservas de espaços pelos expositores para 2013. Em termos de comemoração histórica, tivemos uma área diferenciada na exposição que resgatou em fatos e fotos períodos de toda nossa trajetória e também valorizou as empresas fundadoras da entidade”, frisa Darcio Berni, diretor executivo da Associação.
 
Marcado para o período de 8 a 10 de outubro de 2013, o 46º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel será organizado pela ABTCP em parceria com a PI (Associação dos Engenheiros da Indústria do Papel), entidade fundada em 1914 e sediada na Finlândia. “Vamos levar para o congresso do próximo ano novas pesquisas e desenvolvimentos internacionais para agregar valor científico às apresentações”, observa Pirkko Molkentin-Matilainen, presidente da PI.
 
O 45º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel foi realizado pela ABTCP em parceria com as congêneres Tecnicelpa (Associação Portuguesa dos Técnicos das Indústrias de Celulose e Papel) e Riadicyp (Associação Ibero-americana de Docência e Investigação em Celulose e Papel) e contou com a participação de fabricantes do setor e ações institucionais sobre a sua fundação em seu estande.
 
A novidade desta edição ficou por conta do Ciadicyp – Congresso Ibero-Americano de Investigações em Celulose e Papel –, importante evento do setor já organizado anteriormente na Argentina, Espanha, Chile, México e Portugal. Sob o tema Grandes Desafios na Pesquisa e Tecnologia de Materiais Lignocelulósicos e de Celulose e Papel, o Congresso teve sessões técnicas sobre automação e controle de processo; celulose; engenharia e manutenção; meio ambiente; papel; recuperação e utilidades.
 
Fonte: Celulose Online

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam garantir melhorias no ambiente de negócios, como a redução de impostos e entraves que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.