Notícias

MPEs também devem aderir a programas de compliance

Adotar programas de compliance traz mais credibilidade e competitividade às Pequenas e Médias Empresas (MPEs) brasileiras. Essa foi a mensagem que Gisela Gadelha, diretora Jurídica e de Compliance da Firjan passou no III Seminário Nacional de Governança e Compliance, organizado pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), em 07/06.

De acordo com Gisela, muitas vezes as MPEs não se enxergam como possíveis destinatárias das leis envolvendo programas de integridade, acreditando serem restritas a grandes empresas. Porém, já é considerável o número de pequenas empresas penalizadas: 47% das multas aplicadas com base na Lei Anticorrupção nº 12.846/2013, em 2018, foram para os pequenos negócios – segundo o Sebrae, eles representam 99% do mundo empresarial brasileiro.

“Mais do que a legislação, possuir um programa de compliance traz um diferencial competitivo, visto que grandes empresas exigem essas regras para seus fornecedores. Quem não se adequa, não é contratado. Portanto, não devemos enxergar essa ferramenta como custo, mas como oportunidade”, ressaltou. Gisela lembrou da Lei nº 7753/2017, que obriga a instituição de programas de integridade nas empresas que oferecem serviços à  Administração Pública do estado do Rio. “Mais um motivo para não ficar de fora”, reforçou.

Além disso, ela detalhou aos participantes a existência de programas de integridade de fácil instalação, simples e efetivos, baseados na realidade, orçamento e riscos de cada companhia. “Estamos à disposição para ajudar as MPEs nesse esforço em direção da ética organizacional”, conclui.

Para mais informações, acesse nossa página “Programa de Integridade” ou entre em contato pelos telefones 0800 0231 231 (estado do Rio) ou 4002 0231 (demais localidades).

Fonte: Firjan

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam garantir melhorias no ambiente de negócios, como a redução de impostos e entraves que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.