Notícias

Firjan reúne empresários e especialistas em debate sobre conformidade e atualizações de normas ambientais

Empresários e especialistas do setor industrial participaram nesta terça-feira (18/3), no Centro de Convenções da Firjan, da 10ª edição do “Diálogos sobre Obrigações Ambientais da Indústria”. O evento apresentou novidades sobre o regramento ambiental para 2025 e esclareceu dúvidas sobre as obrigações anuais da indústria fluminense. Realizado desde 2016, o encontro reforça a parceria entre a federação e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), proporcionando um espaço para debates estratégicos, troca de informações e atualizações regulatórias.

Isaac Plachta, vice-presidente da Firjan CIRJ, destacou a importância do evento como um canal direto de comunicação entre as indústrias e os órgãos ambientais.
“Todos sabemos que é mais inteligente antecipar-se às exigências legais do que correr atrás de uma regulamentação posterior. E essa parceria entre o Inea e a Firjan estimula e promove uma maior aderência das empresas a estas obrigações. Trata-se de uma iniciativa de extrema importância tanto para as empresas associadas quanto para o corpo técnico dos órgãos ambientais”, afirmou o empresário.

Confira o calendário completo das obrigações ambientais para 2025

Atualizações sobre emissões atmosféricas

As normativas sobre emissões atmosféricas foram tema de um dos painéis, com mediação de Renata Rocha, analista em Sustentabilidade da Firjan. Técnicos da Diretoria de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental do Inea detalharam as normas vigentes e atualizaram os participantes sobre programas e exigências legais relacionadas à emissão de poluentes atmosféricos e de Gases de Efeito Estufa (GEE). Alexandre Ornellas abordou a Emissão de Fontes Fixas, enquanto Felipe Pinto destacou o Programa Fumaça Preta, enfatizando a relevância do controle das emissões veiculares para a melhoria da qualidade do ar. Já Pedro Valle elucidou os procedimentos para a elaboração do inventário de emissões de GEE.

“É uma honra participar desse evento, um espaço de diálogo fundamental para a construção de um estado sustentável e amigo do meio ambiente. O licenciamento ambiental é essencial para garantir que desenvolvimento econômico e preservação ambiental andem juntos”, enfatizou Juliana Ávila, diretora de Licenciamento do Inea.

Letícia Dutra, analista em Sustentabilidade da Firjan, anunciou duas iniciativas: o lançamento da série “Visão Climática para os Negócios”, um inventário de emissões de GEE para aprofundar a compreensão das empresas sobre as mudanças climáticas e incentivar práticas sustentáveis; e a edição de 2025 do Prêmio Firjan de Sustentabilidade, que há mais de uma década reconhece projetos empresariais voltados ao desenvolvimento sustentável, reafirmando o compromisso da entidade com a responsabilidade socioambiental no estado.

Além das emissões atmosféricas, o evento discutiu temas como recursos hídricos, resíduos sólidos e licenciamento ambiental. As discussões foram mediadas por Jorge Peron Mendes, gerente de Sustentabilidade da Firjan, e Carolina Zoccoli, especialista em Sustentabilidade da entidade, reforçando o papel da federação no suporte às empresas para o cumprimento das exigências ambientais.

Atendimento especializado para associados

Associados aos sindicatos da Firjan e ao CIRJ também tiveram acesso a balcões de atendimento individualizados, conduzidos por técnicos do Inea e da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas). Os especialistas ofereceram orientação sobre emissões atmosféricas e de GEE, recursos hídricos, resíduos sólidos, logística reversa e licenciamento ambiental municipal, esclarecendo dúvidas e auxiliando as empresas no cumprimento das exigências ambientais.

Fonte: Firjan

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam garantir melhorias no ambiente de negócios, como a redução de impostos e entraves que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.