CONFIRMADO INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DE NOVA PISTA NA SERRA DAS ARARAS EM 2013
A ampliação dessa rodovia é uma das principais medidas defendidas pelo Sistema FIRJAN junto ao poder público para reduzir o custo logístico e o número de acidentes da mais importante rodovia do país.
De acordo com a ANTT, a aprovação do projeto está na fase final e o investimento previsto é de cerca de R$ 1,7 bilhão. O governo federal vai completar o valor que faltava para fechar o investimento e isso fará com que a obra não onere o pedágio, conforme informou a agência reguladora.
“A duplicação da descida da Serra das Araras é uma das obras mais importantes para a melhoria da logística do Estado e até do país. Por este corredor passa parte significativa das riquezas geradas no Brasil. No entanto, a mobilidade desses produtos e bens vem sendo impactada pelas dificuldades de tráfego deste trecho, causando perdas humanas incalculáveis, representadas por acidentes, muitas vezes fatais, além dos gastos adicionais em manutenção e combustível. Além do risco para quem trafega, essa situação encarece o frete, em uma conta que é paga por todos nós. Esperamos que esta situação seja dramaticamente revertida em virtude da inauguração deste trecho, no futuro”, diz Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente do Sistema FIRJAN.
Essa boa notícia soma-se à extensão da Via Light, anunciada pelo governo do estado na quinta-feira, dia 8 de agosto, que vai tirar 37 mil veículos da Rodovia Presidente Dutra, conforme estimativa da FIRJAN. A melhoria no tráfego na Via Dutra é uma das bandeiras defendidas pela Federação com persistência e embasada em estudos técnicos que chamam a atenção de toda a sociedade para a urgência de melhorias nessa estrada.
Nos últimos três anos, o Sistema FIRJAN divulgou uma série de estudos mostrando a importância da construção da nova pista da Serra das Araras, através das notas técnicas “A postergação da construção da nova pista de descida da Serra das Araras e seus impactos sobre o número de acidentes na BR 116”, “O alto custo dos acidentes nas serras das Araras e de Petrópolis e na Ponte Rio-Niterói” e “Ganhos para a sociedade com a construção das novas pistas nas Serras de Petrópolis e das Araras”.
Os números levantados pelo Sistema FIRJAN mostram que com a nova pista, prevista para ser entregue em 2017, a redução no custo com frete e acidentes até 2021, quando termina a concessão, é estimada em R$ 231 milhões por ano.
Acesse abaixo os estudos do Sistema FIRJAN:
– Ganhos logísticos e de mobilidade com a expansão da Via Light
– O alto custo dos acidentes nas serras das Araras e de Petrópolis e na Ponte Rio-Niterói
– Ganhos para a sociedade com a construção das novas pistas nas Serras de Petrópolis e das Araras
Fonte: Sistema FIRJAN