Notícias

FÓRUM IEL APRESENTA BOAS PRÁTICAS EM GOVERNANÇA CORPORATIVA

Eduarda Drumond, diretora executiva da Gráfica Drumond, apresentou o histórico e produtos da empresa e Roberto Drumond, gerente administrativo, falou das boas práticas da empresa, que implantou a governança corporativa com auxílio do Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho. Como resultado de uma avaliação interna, a gráfica iniciou novos processos na gestão, como o fortalecimento da cultura organizacional e a educação ambiental e a orçamentária para os trabalhadores. “O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho prioriza a indústria competitiva e saudável”.

Empresa de capital aberto com serviços especializados em engenharia, a Mills tem uma longa experiência com governança corporativa. De acordo com Andres Cristian Nacht, presidente do Conselho de Administração da empresa Mills, ela é fundamental para a relação com os investidores.


Andres Cristian Nacht: governança corporativa é fundamental para as empresas (Foto: Guarim de Lorena)

Ele apresentou as ações recentes implementadas pela empresa, como a criação de um canal de comunicação independente e um Comitê de Gestão de Risco e Compliance. “Temos nos esforçado para fortalecer nossa cultura interna. Quanto maior a empresa, mais importante se torna essa prática”, ressaltou Nacht.

ASPECTOS LEGAIS

O evento contou ainda com uma apresentação sobre os aspectos legais que envolvem a governança corporativa. Marlos Correa, auditor do Sistema FIRJAN, explicou como o Programa de Integridade é avaliado pela Controladoria Geral da União (CGU) para fins de aplicação da Lei Anticorrupção (Decreto 8.420/15). “Para ser considerado pelo CGU, não basta ter um programa formal. É preciso que ele seja eficaz”, ressaltou.

De acordo com ele, as empresas que possuem estrutura de compliance tem como vantagem a minimização de eventuais sanções estabelecidas pela legislação.

“Com esse evento, o Sistema FIRJAN ajuda a difundir a questão da governança corporativa entre as empresas, especialmente as de capital fechado”, avaliou João Laudo, coordenador geral do IBGC no Rio de Janeiro.

De acordo com Alberto Besser, superintendente do IEL, os casos apresentados no evento comprovam a relevância do tema para as empresas de todos os portes. “Nosso objetivo é disseminar boas práticas de gestão e mostrar que temos como auxiliar as indústrias nessa área”, explicou. O evento foi realizado no dia 22 de julho, na sede do Sistema FIRJAN.

Fonte: Carta da Indústria

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam garantir melhorias no ambiente de negócios, como a redução de impostos e entraves que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.