Notícias

GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL PARTICIPA DO DIA DA INDÚSTRIA NO SISTEMA FIRJAN

 

O presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, relembrou que em 2006 o estado atravessava um momento difícil, mas que a gestão pública já mostrava indícios de mudança. “Apresentamos aos candidatos do governo do estado o Mapa do Desenvolvimento do Rio com uma agenda de trabalho que contemplava 120 ações fundamentadas em dados políticos, econômicos, sociais e ambientais. Meses depois, o governador eleito, Sérgio Cabral, afirmava que o mapa seria a bússola de sua gestão”, contou o presidente.

 

Eduardo Eugenio destacou que a gestão eficiente do atual governo, articulada com as esferas municipal e federal, fomentou no estado do Rio um ambiente propício ao investimento produtivo. “Neste sentido, nosso estudo Decisão Rio aponta para investimentos da ordem de 211 bilhões de reais, entre 2012 e 2014”, enfatizou.

 

O governador Sérgio Cabral destacou a atuação em parceria com o Sistema FIRJAN, que apresenta os pleitos dos empresários fluminenses acompanhados de soluções que beneficiam todo o estado do Rio. “Há sete anos recebemos o Mapa do Desenvolvimento, produzido pela Federação fluminense, e o adotamos efetivamente como plano de ação. Desde então a FIRJAN tem sido nossa parceira em mapear investimentos estrangeiros e nacionais e apontar oportunidades. Contamos hoje com um calendário de eventos e investimentos extraordinário”, comemorou.

 

O governador apontou, ainda, os esforços na área de segurança pública como fator determinante para a retomada dos investimentos.

 

Cenário positivo

 

Aproveitando o cenário favorável no estado do Rio, o presidente da Braskem Carlos Fadigas, destacou a vocação do estado do Rio para a indústria química. Segundo ele, os estudos de viabilidade para o quinto complexo petroquímico do Brasil já estão em andamento.

 

“O Brasil, e em especial o Rio de Janeiro, tem absoluta vocação para a abrigar a indústria química, por três fatores: a presença de matérias primas, um mercado doméstico forte e uma indústria forte. Temos o governo do estado como parceiro neste complexo petroquímico e em 2014 será concluída a fase de estudos. A partir daí anunciaremos o período de construção de mais este investimento”, revelou Fadigas.

 

Benefícios para a indústria

 

Ainda durante o almoço com os empresários fluminenses, o presidente do Sistema FIRJAN enfatizou a atuação da Federação em favor da competitividade industrial, defendendo os pleitos de maior relevância para o setor. “Refiro-me a nossa luta vitoriosa pela redução da tarifa de energia; pelo funcionamento 24 horas de portos e aeroportos do país; pela correção do texto do lucro presumido; pela redução das multas por não cumprimento das obrigações acessórias em tributos federais e estaduais, entre tantas outras conquistas que nos faz celebrar hoje, o Dia da Indústria”, encerrou Eduardo Eugenio.

 

Fonte: Sistema FIRJAN

 

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam garantir melhorias no ambiente de negócios, como a redução de impostos e entraves que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.