Notícias

LABORATÓRIO ABERTO SENAI É ESPAÇO PARA APRIMORAR OU DESENVOLVER NOVOS PRODUTOS, PROCESSOS E NEGÓCIOS PARA INDÚSTRIA

Ele oferece grandes vantagens para que você transforme sua ideia em produto final:

• Acesso facilitado a capital intelectual e infraestrutura

• Baixo custo para testes e prova de conceito

• Ampliação da base de atendimento (micro e pequenas empresas)

• Conexão a outros laboratórios da rede SENAI em todo o Brasil

• Processo de inovação acelerado e maior competitividade

• Possibilidade de troca de experiências e estímulo ao trabalho colaborativo

• Oportunidade de trabalhar desde a ideia inicial até o produto final, passo a passo

Quem pode utilizar

Os serviços do Laboratório Aberto estão disponíveis para todos que desejam transformar ideias em produtos e processos inovadores, não importa o estágio em que o projeto esteja.

Isso inclui empresários, empreendedores, técnicos, pesquisadores, startups, micro e pequenas empresas, fabricantes e inovadores.

Associados ao Sistema FIRJAN contam com condições especiais de pagamento.

Serviços

A equipe do Laboratório Aberto SENAI analisa as necessidades e especificações do seu projeto e, a partir dessa avaliação, indica como você pode desenvolvê-lo. O ambiente colaborativo é o melhor lugar não só para você dar forma à sua ideia, como também para testar e aprimorar cada detalhe do seu projeto. Tudo isso pode ser feito sem a consultoria direta do SENAI ou com o suporte técnico especializado e a consultoria direta do SENAI. Existe ainda a possibilidade de o projeto ser 100% desenvolvido pelo SENAI. Os serviços disponíveis são:

• Avaliação de processo

• Avaliação de produto

• Desenho técnico

• Design de indústria e processo

• Digitalização 3D

• Engenharia reversa

• Prototipagem em resina

• Prototipagem virtual

Infraestrutura

As máquinas, os equipamentos e os softwares de que você precisa para desenvolver seus projetos estão no laboratório Aberto SENAI. Nele você também recebe o suporte na hora de utilizar a infraestrutura oferecida, tornando o processo mais simples, rápido e eficiente. Veja o que você pode usar para dar forma a suas ideias:

Impressoras 3D

Usadas para criar peças tridimensionais a partir de projetos elaborados em softwares de modelagem.

Braço robótico

Faz a varredura de uma determinada área. Quando o sensor localiza o objeto, envia um sinal indicando a distância exata dele. Com base em todos os pontos do mapeamento, o software pode calcular as medidas e construir um modelo computacional em 3D do objeto.

Máquina de vacum forming

Realiza o processo de moldagem a quente de plásticos laminados com a retirada do ar (vácuo) da superfície do molde. O plástico aquecido assume a forma da superfície do molde e, uma vez resfriado, está pronto para recorte e acabamento.

Máquina de corte a laser

As máquinas de corte a laser podem cortar chapas de aço-carbono de até 20 mm de espessura e chapas de alumínio de 6 mm, no máximo. Seu uso é recomendado quando as peças apresentam formas complexas e existe a necessidade de um acabamento de superfície praticamente livre de rebarbas na região de corte. Ela torna possível produzir lotes pequenos e diversificados com rapidez.

Furadeira de coluna

O arranjo em coluna possibilita a furação de elementos com as formas mais diversificadas, de maneira individual ou em série.

Minitorno mecânico

Extremamente útil e funcional, ele é indicado para trabalhos com peças pequenas e materiais envolvidos de fácil usinagem.

Fresadora

Equipamento que produz peças e protótipos a partir de uma ampla variedade de materiais. Dentre os benefícios estão a maior precisão e o melhor acabamento de superfície.

Solda por eletrodo revestido

É realizada com o calor de um arco elétrico para fundir o metal de base, a alma do eletrodo e o revestimento.

Calandra

Apresenta como principal vantagem a obtenção de um material com espessura constante e com um excelente acabamento.

Puncionadeira

Tem a função de cortar a chapa no formato desejado e sem a necessidade de construção de um estampo.

Dobradeira

Equipamento que realiza dobras em chapas de aço, complementando o trabalho da guilhotina.

A indústria pede novas ideias. Já existe um lugar para elas ganharem forma. Nunca foi tão fácil desenvolver seu projeto.

Entre em contato com o Laboratório Aberto: laboratorioaberto@firjan.org.br.

Fonte: Sistema FIRJAN

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam garantir melhorias no ambiente de negócios, como a redução de impostos e entraves que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.