Notícias

Projeto Integrador Firjan SENAI + Empresas: Inscreva seu desafio

Educação e inovação nem sempre andam juntas, mas quando isso acontece, o resultado é bastante positivo. Sem essa dupla, a gente não teria itens como tablet, mão mecânica de indústria e nem um simples tubo de ensaio!

No “Projeto Integrador Firjan SENAI + Empresas”, as empresas enviam seus desafios e os estudantes pensam em ideias inovadoras para possíveis soluções, desenvolvendo um projeto com protótipo.

Empresário, as inscrições para o primeiro ciclo de 2019* já estão abertas:

Quero inscrever o desafio da minha empresa!

A iniciativa contribui para a formação profissional dos alunos, que ainda podem mostrar todo o seu potencial ao mercado. Os estudantes trabalham em equipe, propõem soluções para situações não programadas, passam a ter uma visão interdisciplinar e rompem com paradigmas.

Além disso, ainda pode surgir um projeto para uma empresa investir e colocar em prática. O desenvolvimento de projetos faz parte da metodologia de projetos da Educação Profissional da Firjan SENAI, que integra teoria e prática para desenvolver nos estudantes as competências profissionais exigidas pelo mundo do trabalho. Uma educação inovadora e sintonizada com o futuro.

Como funciona?

Durante todo o ano, empresas de todo o estado do Rio, de todos os portes, que quiserem participar do programa podem fazer o cadastro dos gargalos que estão impactando o dia a dia do negócio.

A questão pode estar afetando a produtividade, a competitividade ou algum outro fator. Apesar de cada inscrição permitir a indicação de apenas um desafio, uma empresa pode cadastrar quantos desejar. Basta fazer um cadastro para cada.

Critérios de seleção

Dentre os desafios cadastrados, alguns são escolhidos por nós para serem trabalhados pelos alunos de cursos técnicos que estejam a fim de encarar a missão.

*Este ano, serão abertos 3 ciclos de inscrição das empresas. Para os dois primeiros, os desafios podem ser selecionados para serem desenvolvidos ainda em 2019; o terceiro, para desenvolvimento em 2020. Confira as datas:

27 de março a 23 de abril de 2019
24 de abril a 13 de agosto de 2019
14 de agosto de 2019 em diante

Os critérios de seleção são claros:

1 – O desafio proposto pela empresa não deve ser genérico, mas retratar um problema específico no contexto setorial regional que, preferencialmente, se aplique a um conjunto de empresas;

2 – O desafio proposto pela empresa não deve sugerir qualquer solução específica, mas permitir que os alunos exercitem a busca de soluções que podem ser incrementais ou mais inovadoras para o problema;

3 – Na seleção dos desafios, será considerada a aderência do problema às áreas dos cursos de Automação Industrial, Mecatrônica, Eletricidade, Eletrônica, Gráfica, Logística, Manutenção Automotiva, Mecânica, Petróleo – petroquímica, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação – Informática e Redes de Computadores.

4 – Na seleção dos desafios, será considerada a aderência do problema ao nível das competências técnicas desenvolvidas nos alunos dos cursos técnicos da região.

Desafios elegíveis na seleção inicial poderão compor uma lista de projetos a serem desenvolvidos em próxima etapa da Fase Integra, em função de capacidade de desenvolvimento na região. Mas todas as empresas cujos desafios não forem selecionados receberão um feedback da Firjan SENAI.

Desenvolvimento e exposição

O que acontece depois é simples: nossos alunos vão pegar os desafios selecionados, juntar criatividade e conhecimento e pensar em ideias inovadoras para gerar projetos e protótipos. Fazendo isso, os alunos se preparam para o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, têm a chance de mostrar suas habilidades para os empresários envolvidos. Que tal?

Depois dessa fase, digamos “criativa”, os projetos apresentados são avaliados e selecionados para a Mostra de Projetos Integradores. Eles então são expostos nas nossas unidades espalhadas pelo estado do Rio.

Então, em resumo, a fase Integra compreende os seguintes passos:

Cadastro do desafio
Seleção dos desafios
Desenvolvimento dos projetos
Avaliação dos projetos e seleção
Exposição

Pré-Acelera

Nós também temos um programa de aprimoramento de projetos para busca de acesso à mercado.

Quero saber mais

Fonte: Firjan

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam garantir melhorias no ambiente de negócios, como a redução de impostos e entraves que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.