Notícias

Rio de Janeiro cria mais de 100 mil vagas no primeiro semestre do ano e supera desempenho de 2021

No primeiro semestre de 2022, o estado do Rio criou 104.144 novas vagas formais de trabalho. Análise feita pela Firjan a partir da plataforma Retratos Regionais mostra um avanço significativo no mercado de trabalho fluminense frente ao primeiro semestre de 2021, cujo saldo fora de 67 mil vagas. Com isso, o estado é o terceiro maior contratante no ano, atrás de São Paulo e Minas Gerais.

ACESSE A PLATAFORMA RETRATOS REGIONAIS

O setor de Serviços (+76.771) foi o que mais contratou no período, impulsionado pelos segmentos de Educação e Alimentação. O setor industrial, que contempla as indústrias de Transformação, Extrativa, Construção e os Serviços Industriais de Utilidade Pública (+34.635) é o segundo com mais contratações, seguido pela Agropecuária (+1.641). Por outro lado, o Comércio (-8.903) acumula saldo negativo no primeiro semestre do ano.

Dentro do setor industrial, a Construção Civil (+20.286) se destaca como o maior responsável pelas contratações no ano. O segmento é responsável por cerca de 6 em cada 10 novos postos formais de trabalho abertos na indústria do estado do Rio em 2022, apresentando saldo positivo em todos os meses deste ano. Desse modo, somente no primeiro semestre deste ano, o segmento já registrou saldo maior que o acumulado em todo o ano de 2021.

A federação ressalta que, na análise municipal, 79 dos 92 municípios fluminenses apresentaram saldo positivo no ano, com destaque para a Capital (+55,3 mil), Niterói (+4,8 mil) e Macaé (+4,1 mil). Em contrapartida, Itaboraí (-1,4 mil) e Itatiaia (-238) foram as cidades fluminenses que fecharam mais postos de trabalho em 2022.

Junho de 2022

Especificamente no mês de junho, o estado do Rio de Janeiro abriu 22.922 novos postos de trabalho formais, com todos os grandes setores apresentando saldo positivo no mês. Serviços (+14.771) foi a atividade que mais abriu vagas, seguido de Indústria e Construção (+5.148), Comércio (+2.906) e Agropecuária (+97). Diante desses resultados, o estado do Rio de Janeiro foi o terceiro maior contratante no país, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.

Neste mês, no setor de Serviços, o segmento de Atividades de Atenção À Saúde Humana (+2.200) liderou as contratações, especialmente nas Atividades de Atendimento Hospitalar. No setor Industrial, a Construção Civil (+2.309) manteve patamar elevado de contratações, especialmente em Construção de Edifícios, influenciada pelo investimento no ramo imobiliário no estado.

Na análise municipal, 78 dos 92 municípios fluminenses apresentaram saldo positivo em junho, com destaque para a Capital (+13,2 mil), São Gonçalo (+1,0 mil) e Duque de Caxias (+934). Em contrapartida, Itaboraí (-1,5 mil) e Mangaratiba (-113) foram as cidades fluminenses que fecharam mais postos de trabalho no mês.

Plataforma Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais da Firjan tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais.

Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores.

ACESSE A PLATAFORMA RETRATOS REGIONAIS

Fonte: Firjan.

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam garantir melhorias no ambiente de negócios, como a redução de impostos e entraves que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.