Notícias

SEMINÁRIO APRESENTA PROGRAMA DE FINANCIAMENTO ÀS EXPORTAÇÕES DO TESOURO NACIONAL

João Paulo Alcantara, gerente da FIRJAN Internacional, destacou que a recente pesquisa da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) aponta que 67% dos empresários têm dificuldades no uso de linhas de financiamento. “A cada dois anos, a Federação realiza um diagnóstico do comércio exterior. A conclusão é que, no estado do Rio, a situação é ainda mais grave: 77% das empresas não utilizam qualquer tipo de financiamento, o que é fundamental para a inserção internacional”, acrescentou.

 


O PROEX Financiamento apoia as exportações brasileiras de bens e serviços, a custos compatíveis com os praticados no mercado internacional (Foto: Renata Mello)

Segundo Alcantara, a principal dificuldade está no acesso ao crédito, que costuma ser uma operação burocrática: “O PROEX Financiamento foi criado para simplificar esse processo. A economia não vive um momento fácil e as empresas precisam de alternativas de mercado. Para isso, será necessário obter um financiamento”.

Mônica Teixeira, gerente geral da Gerência Regional de Apoio ao Comércio Exterior do Banco do Brasil no Rio de Janeiro e Espírito Santo, explicou que o Programa possui duas modalidades. “O PROEX Financiamento conta com recursos do Tesouro Nacional, destinado às exportações de bens e serviços. O Banco do Brasil é agente exclusivo desse processo. Já no PROEX Equalização, o exportador financia suas exportações com recursos obtidos no mercado e o Governo arca com parte dos juros da operação”, diferenciou.

Outro diferencial do Proex são as garantias exigidas, problema relatado por muitas empresas que querem financiar as exportações. No Proex, o Tesouro aceita do importador ou exportador o aval bancário, fiança de banco, carta de crédito ou seguro de crédito à exportação. Quando esse financiamento é realizado, o exportador recebe o valor da sua exportação e cede a dívida do importador ao Banco do Brasil. Ou seja, a partir desse momento, o exportador já não tem mais o risco de não pagamento nem o risco cambial, pois é o Banco do Brasil que passa a ser o “titular” da dívida e que irá cobrá-la do importador.

Para se beneficiar do financiamento, a empresa deve ter faturamento anual de até R$ 600 milhões. Quando o faturamento for superior a esse valor, pode recorrer à Equalização ou Acordos Governamentais.

A FIRJAN Internacional promove assessoria em Comércio Exterior para empresários interessados em internacionalizar seus negócios. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail firjaninternacional@firjan.org.br ou telefone (21) 2563 4600.

O Seminário “PROEX Financiamento: crédito e segurança para alavancar suas vendas para o exterior” aconteceu em 6 de outubro, na sede da FIRJAN.

Fonte: Sistema FIRJAN

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam garantir melhorias no ambiente de negócios, como a redução de impostos e entraves que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.