Notícias

VITÓRIAS: REDUÇÃO DE CARGA TRIBUTÁRIA E MAIS PRAZO PARA eSOCIAL E REFIS

A atuação junto à Receita Federal garantiu a reabertura de prazos e a participação dos empresários no processo de regulamentação do Refis Federal. Destacaram-se ainda melhorias na Lei Complementar 123 e no Simples Nacional, por meio da Lei Complementar 147/2014. Com o objetivo de garantir tratamento isonômico aos empresários brasileiros, o Sistema FIRJAN participou efetivamente da reinstituição do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra), reduzindo o impacto da carga tributária sobre o produto exportado. 

O setor automotivo foi contemplado com uma subemenda que criou ressalvas para o cumprimento da Lei 6.885, que obrigava montadoras de veículos a contratar pelo menos 15% dos transportadores de veículos em caminhões de pessoas jurídicas ou físicas autônomas domiciliadas no estado do Rio. As ressalvas permitiram que o projeto fosse realizado sem prejudicar o setor automotivo. 

No setor moveleiro, graças à atuação da Federação, as empresas fluminenses e as interessadas em se instalar no estado contarão com um regime especial de tributação: vão recolher 2% de ICMS até 2018 e 3% entre 2019 e 2033. “A Lei 6.868 é importantíssima para nosso setor. A prova disso são as empresas de outros estados que já estão interessadas em vir para o Rio para aproveitar esses incentivos”, celebra Joaquim da Silva, presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis do Município do Rio de Janeiro (SIM-Rio). Também receberam incentivos fiscais via ICMS os setores de carnes, alimentos e insumos para construção civil. 

Neste ano, diversos outros segmentos foram beneficiados pela atuação da área de defesa de interesses da Federação, como os setores audiovisual e construção civil, com a declaração de inconstitucionalidade da Lei Municipal 5.625/13 e da Lei Estadual 6.454/13, respectivamente.

Fonte: Carta da Indústria

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam garantir melhorias no ambiente de negócios, como a redução de impostos e entraves que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.