O SINPAPEL se originou de um grupo de empresários com visão estratégica e espírito associativo, que se reuniram, inicialmente há quase setenta anos na associação das indústrias de caixas e artefatos de cartonagem do distrito federal.
Posteriormente, em 04 de julho de 1941, o então Ministério do Trabalho, indústria e comércio reconheceu o sindicato da indústria de artefatos de papel do Rio de Janeiro, com base territorial no antigo Distrito Federal.
Em março de 1944, agregou a categoria de artefatos de cortiça, passando a se denominar sindicato da indústria de artefatos de papelão, papel e cortiça do Rio de Janeiro.
Finalmente em 1996 o sindicato passou a ter a representatividade em todo o estado do Rio de Janeiro e ter a atual denominação Sindicato da Indústria de Artefatos de Papel, Papelão e Cortiça do estado do Rio de Janeiro.
O Sindicato da Indústria de Artefatos de Papel Papelão e Cortiça do Estado do Rio de Janeiro – SINPAPEL vem realizando um trabalho permanente em defesa dos interesses de seus associados, e gostaria de contar com a participação de V.Sas.
O SINPAPEL tem por objetivo prestar as indústrias do setor, especialmente as pequenas e médias empresas, uma assistência efetiva e que gere resultados de interesse para as mesmas, como ocorreu ao firmar a Convenção Coletivas hoje vigente, que abrange V.Sas.
Eis porque temos a satisfação de convidar essa empresa para integrar o quadro social desta Associação de Classe a que por lei está vinculada. Asseguramos que a diretoria de nossa entidade patronal, em regime de parceria franca e leal com os associados, têm realizado todos os esforços para promover o desenvolvimento das indústrias do setor e do mercado de artefatos de papel, papelão e cortiça de nosso estado.
O presente convite é bastante oportuno, pois a participação dessa empresa virá prestigiar a luta que empreendemos em defesa dos interesses de nossa categoria econômica e na busca de soluções dos nossos problemas.
Sendo o Sindicato o instrumento de que se vale o industrial, para a defesa de seus interesses junto aos Poderes Públicos, será ele mais eficaz quanto maior for a união das classes empresariais através de ações conjuntas e bem assessoradas.